Artesanato (Epoxi)


Izaias de Jesus é um artesão da cidade de São Paulo. Sua vida sempre foi dedicada a essa atividade (artesanato).

Utiliza materiais reciclaveis, jornal, papelão, plástico e principalmente epóxi...

Epóxi é:
Tinta plástica e impermeável usada na pintura de peças metálicas, como caixilhos, ou de ambientes expostos a grandes umidades.
Uma resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou “endurecedor”. As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entreepicloridrina e bisfenol-a. As primeiras tentativas comerciais de preparo da resina através da epicloridrina aconteceram em 1927 nos Estados Unidos. O mérito da primeira síntese de uma resina baseada no bisfenol-a foi compartilhado entre o Dr. Pierre Castan da Suíça e o norte-americano Dr. S. O. Greenlee em 1936.
O trabalho do suiço foi licenciado pela empresa química Ciba-Geigy, também Suíça, que se converteu rapidamente, num ano, numa das 3 maiores fabricantes mundiais de resina epóxi, encerrando os negócios nos finais dos anos 90, e transferindo sua marca à Vantico que posteriormente foi adquirida pela Huntsman. O trabalho do Dr. Greenlee foi desenvolvido para uma pequena empresa que, posteriormente, foi comprada pela Shell e então adquirida pela Hexion. Atualmente as resinas epóxis são utilizadas por uma infinidade de aplicações. Revestimento interno de embalagens de cerveja , refrigerante, cítricos, etc, são à base de resina epóxi.
Placas de circuito impresso, a mainboard do computador, encapsulamentos de componentes eletrônicos, flash drives, pisos industriais, pranchas de surfe, tintas anticorrosivas, pintura em pó também usam epóxi como base. Existem hoje diversas empresas no mundo que se especializaram em formular produtos com características próprias para cada necessidade do usuário.

Veja o que Izaias diz sobre seu tranalho:
"Sou artesão a muito tempo meu forte é escuturas de massa epóxi, ha mais ou menos 5 anos 
dando aula pra crianças carentes. Vi que o material era de difícil acesso resolvi então trabalhar
com reciclaveis, criei muitas peças com vários tipos de sucatas tais como:

Papelão, jornal, peti, plasticos, madeira, metais etc... Incluindo também uma conciência ecológica"

Visite meu site: http://izaiaszapata.com.br/trabalhos.html

Veja alguns de seu artesanatos mais recentes:

































Nenhum comentário: